Como você faria seu autorretrato?



Olá! Lindinhos...

A proposta para vocês é a seguinte: escreva seu autorretrato com suas caracterísiticas físicas e psicológicas. Use metáforas e comparações.Construa um bonito texto! Use sua criatividade!

AUTO-RETRATO (Fernando Pessoa)
Quando olho para mim não me percebo. Tenho tanto a mania de sentir que me extravio às vezes ao sair das próprias sensações que eu recebo. O ar que respiro, este licor que bebo, pertencem ao meu modo de existir e eu nunca sei como hei de concluir as sensações que a meu pesar concebo. Nem nunca, propriamente reparei, se, na verdade, sinto o que sinto. Eu serei tal qual pareço em mim? Serei tal qual me julgo verdadeiramente? Mesmo ante as sensações sou um pouco ateu. Nem sei bem se sou eu quem em mim sente.


E você como se sente? Como um ateu ou um cristão? Ou como um gato que tem dentro de si um leão voraz? Ou um demônio vestido de cordeiro?
Escreva agora suas sensações. SEJA FRANCO(A), REVELE-SE!!

Pare de ser SOBERBO!




A soberba é o pior de todos os pecados. É o que levou os anjos maus a se rebelarem contra Deus, e levou Adão e Eva à desobediência e ao pecado original. Alguém disse que o orgulho é tão enraizado em nós, por causa do pecado original, que "só morre meia hora depois do dono".

Por outro lado, por ser o oposto da soberba, a humildade é grande virtude, e que mais caracterizou o próprio Jesus: "Manso e humilde de coração" (MT 11,29).

A soberba consiste na pessoa sentir-se como se fosse a “fonte” dos seus próprios bens materiais e espirituais. Acha-se cheia de si mesma e se esquece de que tudo vem de Deus e é dom do alto, como disse Tiago: "Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes" (Tg 1,17).

O soberbo se esquece de que é uma simples criatura, que saiu do nada pelo amor e chamado de Deus, e que, portanto, d'Ele depende em tudo. Paulo lembra aos coríntios que: "Nossa capacidade vem de Deus" (2 Cor 3,5).

‘’A soberba tem muitos filhos: orgulho, vaidade, vanglória, arrogância, prepotência, presunção, auto-suficiência, amor-próprio, exibicionismo, egocentrismo, egolatria, etc.’

Podemos dizer que a soberba é a “cultura do ego”. Você já reparou quantas vezes por dia dizemos a palavra "eu"? "Eu vou"; "Eu acho"; "Eu penso que"...; "Mas eu prefiro"..., etc... A luta do cristão é para que essa “força” puxe-o para Deus e não para o ego. Jesus, nosso Modelo, disse: "Não busco a minha glória" (Jo 8,50). Paulo insistia no mesmo ponto: “É porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar os homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Deus” (Gl 1,10).

Adão e Eva, sendo criaturas, quiseram “ser como deuses”: ’’ Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.’’ (Gen 3,5); Jesus, sendo Deus, fez-se criatura. Da manjedoura à cruz do Calvário, toda a vida de Jesus foi vivida na humildade e na humilhação. Por isso, Jesus afirmou que no Reino de Deus os últimos serão os primeiros e quem se exaltar será humilhado.

Qual é o contrário de ter uma mente simples, de ter um coração quebrantado, de ter disposição para obedecer? É ser orgulhoso. É não dar ouvido à Palavra de Deus. Não ter disposição para obedecer. É não ter um coração quebrantado e contrito. É ser soberbo.

Jamais se deixe levar pelo orgulho. O que você possui, a função que exerce ou qualquer atributo físico, mental ou espiritual, com o qual tenha sido revestido, são obras do Senhor, e a Ele deve ser dada a glória. Não há nada seu que não tenha vindo de Deus. Por isso, seja sábio, reconheça isso e não discrimine quem quer que seja. Se a soberba subir ao seu coração, tenha certeza de que a sua queda já começou.

Bom é vigiar, então, se algum sentimento orgulhoso começar a subir à sua cabeça, rejeite-o. A beleza exterior ou interior, os dons que o Senhor lhe concede, as portas que se abrem, enfim, todos os sucessos que você tem obtido são atos de Deus, e só Ele deve ser glorificado. Portanto, falar de si e gabar-se do que conseguiu são atitudes que lhe farão um grande mal. Foi isso que ocorreu com Herodes, por exemplo, que não deu glórias ao Altíssimo e acabou sendo comido por bichos (Atos 12.21-23).

Deus quer que sejamos humildes, para recebermos dEle bênçãos ainda maiores e usar-nos ainda mais.