Pare de ser SOBERBO!




A soberba é o pior de todos os pecados. É o que levou os anjos maus a se rebelarem contra Deus, e levou Adão e Eva à desobediência e ao pecado original. Alguém disse que o orgulho é tão enraizado em nós, por causa do pecado original, que "só morre meia hora depois do dono".

Por outro lado, por ser o oposto da soberba, a humildade é grande virtude, e que mais caracterizou o próprio Jesus: "Manso e humilde de coração" (MT 11,29).

A soberba consiste na pessoa sentir-se como se fosse a “fonte” dos seus próprios bens materiais e espirituais. Acha-se cheia de si mesma e se esquece de que tudo vem de Deus e é dom do alto, como disse Tiago: "Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes" (Tg 1,17).

O soberbo se esquece de que é uma simples criatura, que saiu do nada pelo amor e chamado de Deus, e que, portanto, d'Ele depende em tudo. Paulo lembra aos coríntios que: "Nossa capacidade vem de Deus" (2 Cor 3,5).

‘’A soberba tem muitos filhos: orgulho, vaidade, vanglória, arrogância, prepotência, presunção, auto-suficiência, amor-próprio, exibicionismo, egocentrismo, egolatria, etc.’

Podemos dizer que a soberba é a “cultura do ego”. Você já reparou quantas vezes por dia dizemos a palavra "eu"? "Eu vou"; "Eu acho"; "Eu penso que"...; "Mas eu prefiro"..., etc... A luta do cristão é para que essa “força” puxe-o para Deus e não para o ego. Jesus, nosso Modelo, disse: "Não busco a minha glória" (Jo 8,50). Paulo insistia no mesmo ponto: “É porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar os homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Deus” (Gl 1,10).

Adão e Eva, sendo criaturas, quiseram “ser como deuses”: ’’ Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.’’ (Gen 3,5); Jesus, sendo Deus, fez-se criatura. Da manjedoura à cruz do Calvário, toda a vida de Jesus foi vivida na humildade e na humilhação. Por isso, Jesus afirmou que no Reino de Deus os últimos serão os primeiros e quem se exaltar será humilhado.

Qual é o contrário de ter uma mente simples, de ter um coração quebrantado, de ter disposição para obedecer? É ser orgulhoso. É não dar ouvido à Palavra de Deus. Não ter disposição para obedecer. É não ter um coração quebrantado e contrito. É ser soberbo.

Jamais se deixe levar pelo orgulho. O que você possui, a função que exerce ou qualquer atributo físico, mental ou espiritual, com o qual tenha sido revestido, são obras do Senhor, e a Ele deve ser dada a glória. Não há nada seu que não tenha vindo de Deus. Por isso, seja sábio, reconheça isso e não discrimine quem quer que seja. Se a soberba subir ao seu coração, tenha certeza de que a sua queda já começou.

Bom é vigiar, então, se algum sentimento orgulhoso começar a subir à sua cabeça, rejeite-o. A beleza exterior ou interior, os dons que o Senhor lhe concede, as portas que se abrem, enfim, todos os sucessos que você tem obtido são atos de Deus, e só Ele deve ser glorificado. Portanto, falar de si e gabar-se do que conseguiu são atitudes que lhe farão um grande mal. Foi isso que ocorreu com Herodes, por exemplo, que não deu glórias ao Altíssimo e acabou sendo comido por bichos (Atos 12.21-23).

Deus quer que sejamos humildes, para recebermos dEle bênçãos ainda maiores e usar-nos ainda mais.